Foto: Bibiana Rigão (Sinprosm/Divulgação)
Teve início, na noite de ontem, o Simpósio Educação em Foco, promovido pelo Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm). A abertura do evento contou com a palestra da professora Carmem Maria Craidy, doutora em Educação e vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Em sua explanação, Carmem abordou a educação no Brasil, hoje, no contexto da crise humanitária mundial. Falando para um público de cerca de 300 pessoas, a professora destacou o momento difícil pelo qual passa a educação brasileira, com cortes orçamentários, salários atrasados e propostas que, na sua opinião, provocam um retrocesso na área.
- Hoje, as medidas adotadas partem do pressuposto de que a escola pública é ruim. O que não é verdade. Com a verba repassada, as escolas e os professores fazem milagres. Basta ver os institutos técnicos federais, que desenvolvem trabalhos sustentáveis, com resultados, muitas vezes, superiores aos de instituições privadas - destaca.
Atletas podem se inscrever a bolsa de estudo no Reino Unido
Carmem reforça a importância de eventos como o simpósio para promover o debate e propor alternativas para evitar o desmonte da escola pública.
- Há uma perspectiva de privatização, haja vista os projetos que estão sendo implantados. A esperança é a Educação Infantil, que deve continuar avançando nos municípios para atender a demanda da sociedade. A situação é grave, e precisamos ampliar o debate para evitar o desmonte - reforça.
FOTOS: mais de 50 mil estudantes voltaram à rotina de aulas em Santa Maria
O EVENTO
Em sua sétima edição, o evento abre espaço para o debate e a reflexão das principais questões relacionada ao ensino e à prática docente. Com o tema "Por que precisamos educar a humanidade", o simpósio propõe um questionamento sobre relações, empatia e respeito. As atividades ocorrem até sexta-feira, no Clube Recreativo Dores (confira a programação no quadro).
Segundo Juliana Moreira, uma das organizadoras do simpósio, a iniciativa busca debater o papel da escola e dos professores na formação, fazendo um contraponto entre conteúdo e formação do cidadão.
- O objetivo do evento, que ocorre a cada dois anos, é provocar o debate por meio de palestras e da troca de experiências. Para isso, propusemos assuntos que, hoje, fazem parte do contexto educacional que busca transformar as pessoas para que possam transformar o mundo - ressalta.
Bolsas de pesquisa da Nieman Foundation, em Harvard, estão com inscrições abertas
O evento vai proporcionar rodas de conversa sobre os principais assuntos que, hoje, norteiam a educação no país, como infâncias e suas linguagens, tecnologia, educação ambiental, educação física escolar e escolas do campo.
As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas, diretamente na secretaria do evento, junto ao Clube Dores.